Numa altura de preocupações ambientais em que tanto se fala em arquitectura sustentável é frequente esquecermo-nos de que ela sempre existiu. Não me refiro apenas a edifícios vernáculos, expressão tantas vezes sábia de construtores anónimos; refiro-me a edifícios eruditos, projectados por arquitectos pouco dados a modas efémeras ou a protagonismos. É o caso da Thorncrown Chapel, uma igreja situada em Eureka Springs, no estado americano do Arkansas, construída em 1980 e, não obstante surpreendentemente actual.
No ano passado a obra foi distinguida com um importante prémio atribuído pelo American Institute of Architects (AIA), o “Twenty-Five year award”. O seu autor, o arquitecto americano E. Fay Jones, evidencia aqui a influência de Frank Lloyd Wright no uso dos materiais e no entrosamento do edifício com o ambiente natural que o rodeia, a floresta. Alguns pormenores são interessantes, como o da madeira de pinho de que é feita a estrutura da cobertura ser proveniente do próprio local.
Toda a estrutura do edifício, em aço e madeira, é recoberta por painéis de vidro que prolongam visualmente o espaço e, na verdade, estar dentro da igreja é estar dentro da floresta. Por fora a integração no ambiente é igualmente bem conseguida em qualquer estação do ano ou condição climatérica, o que é notável. À noite o contraste entre o interior iluminado e a escuridão que a rodeia proporciona uma experiência única...
Link para o site
Nenhum comentário:
Postar um comentário