
Uma equipe de pesquisadores acredita ter localizado a lendária metrópole engolida por um tsunami.
Uma equipe de pesquisadores coordenada por Richard Freund, acadêmico da Universidade de Hartford, Connecticut (EUA), acredita ter localizado Atlântida – a lendária metrópole teria sido engolida por um tsunami há milhares de anos. "Este é o poder de tsunamis", disse o pesquisador-chefe. "É duro entender que ele pode devastar tudo a 60 milhas da costa, mas é justamente disso que estamos falando."
A equipe usou uma imagem da cidade submersa feita a partir de um satélite para demarcar o local, ao norte de Cádiz, Espanha. Lá, enterrado nos pântanos do Parque Dona Ana, eles demarcaram o domínio multi-rodeado da cidade perdida. Em 2009 e 2010, a equipe já tinha utilizado imagens de solo profundo feitas por radar, cartografia digital e tecnologia subaquática.
A descoberta de Freund inclui pequenas cidades que teriam sido construídas por refugiados de Atlântida (a arquitetura é a mesma da metrópole) após a destruição da cidade por um tsunami. "Encontramos algo que ninguém nunca viu antes e que lhe confere uma camada de credibilidade."
O filósofo grego Platão escreveu sobre Atlântida há 2.600 anos, descrevendo-a como "uma ilha situada em frente ao estreito que é por vocês chamado de Colunas de Hércules" (como o Estreito de Gibraltar era conhecido na antiguidade).
Usando as referências de Platão, as buscas de Atlântida se concentraram no Mediterrâneo e no Atlântico. Freund afirma que tsunamis na região são documentados há séculos, lembrando que um dos maiores atingiu Lisboa em novembro de 1755.
Nenhum comentário:
Postar um comentário