quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como o Projeto Aruanda nasceu.




O Projeto Aruanda nasceu da iniciativa de dois irmãos unidos pela mesma fé e amizade, Rogério da  Silva e Ted Benati. Comovidos por assistir uma família buscando alimento em latas de lixo, foi feita uma pesquisa nos locais e dias da semana mais necessitados na região da Zona Leste, São Paulo/SP. 


Escolhendo a segunda-feira como  o melhor dia para essa caridade, a primeira saída foi realizada por seus fundadores e coordenadores, Rogério e Ted, que em uma noite compraram pão com manteiga e auxiliaram oito pessoas.
Depois dessa primeira entrega, conversamos com nosso mentor Caboclo Ubatuba da casa espírita umbandista de onde frequentamos (Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba (APEU), fundada em 17/01/1981 e presidida por Pai Silvio Ferreira da Costa Mattos) contando de nossa vontade em ajudar os mais necessitados, sejam eles quem for, e fomos muito bem recebidos pela energia e felicidade, junto a sua aprovação e proteção nos dizendo - lembro-me como se fosse hoje - É isso que eu quero que vocês entendam, não posso obrigá-los a fazer a caridade, isso tem que partir do coração de vocês... - espalhando assim a nossa intenção a todos.

A fundação do Projeto Aruanda foi registrada na segunda saída em prol da caridade, mais precisamente no dia 07/10/2008, auxiliando então, 15 pessoas moradoras da rua.  

No decorrer dos meses começamos a melhorar nossas saídas, e tudo era feito na casa de um dos fundadores (Ted) servindo mais pão com manteiga, chocolate quente, café ou suco e já atendendo 70 pessoas.

No entanto esse número foi crescendo e após seis meses do início do trabalho, já atende cerca de 120 a 150 pessoas numa unica noite, um número que dura até os dias de hoje.

Durante os quatro primeiros meses foram distribuídos lanches, chocolate quente, café, biscoitos, frutas e água. Porém, a partir de março de 2009, uma nova etapa surgiu, agora com a distribuição de marmitex, garrafas Pets com água e frutas.
Um pouco antes dessa etapa, apareceu amigos de outro centro umbandista (filhos de fé do Templo de Umbanda Branca Seara de Jesus (TUBSJ), fundada em 22/01/1999 e presidida por Pai Willian França Batista) que participaram conosco em nossas saídas de distribuição e nos cedendo o espaço para nosso fogão e panelas caçarolas para fazer a comida nos dias da distribuição.

Nos dias de hoje, a cozinha do projeto Aruanda foi transferida para a APEU, onde novos voluntários tem feito a comida. como a própria madrinha Cleide do nosso centro e demais voluntários, até mesmo um dos fundadores, o coordenador Rogério.

O objetivo inicial é até hoje auxiliar aos nossos irmãos moradores de rua, que vivem embaixo de viadutos, praças e toldos de lojas fechadas após o horário comercial, levando nessa caravana de amor e caridade, o alimento material e espiritual.


--------------------------------------------

Missão
"Manter o número em torno de 150 marmitéx feitas numa unica noite e fortalecer a qualidade dos alimentos servidos, tendo a certeza que aquele morador de rua, naquela noite por onde passarmos, não passará fome."
--------------------------------------------Visão
"Promover a vida por meio de uma assistência sem fins lucrativos, humanizada e cristã, contribuindo para a sustentabilidade do Projeto Aruanda."
--------------------------------------------
Valores
• Ética
• Espiritualidade
• Amizade
• Responsabilidade Social e Ambiental 
--------------------------------------------

Projeto Aruanda, esses somos nós.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...